- Ano: 2018
-
Fotografias:Iwan Baan, Fabio Idini
Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova embaixada suíça na capital queniana de Nairobi, projetada por arquitetos de Lucerna, representa a Suíça de maneira apropriada ao mesmo tempo que incorpora práticas locais de construção e empresas locais, reunindo aspectos necessários de funcionalidade, segurança e sustentabilidade em uma estrutura espacial coerente.
Ao permitir que o edifício cresça para fora da parede envolvente (necessária para a segurança), é criada uma relação espacial em espiral que enquadra todo o complexo, culminando na estrutura central de dois pavimentos. A forma torcida e multifacetada do edifício respeita a paisagem distinta e repleta de árvores existente. Ela responde ao local ligeiramente inclinado com frente para o norte. A recepção conecta as seções do mezanino do edifício e conforma o centro do complexo.
A África Oriental reflete o caráter individual do edifício, particularmente na pigmentação castanho-avermelhada do concreto aparente na fachada e no muro perimetral. Assim, o edifício assume a cor da terra encontrada em toda a capital do Quênia, que deve seu rico tom vermelho ao alto teor de ferro. As janelas generosamente dimensionadas são outra característica marcante, enquadradas com projeções geométricas que proporcionam sombra na fachada. As superfícies de vidro refletem a vegetação e fazem do próprio edifício parte da paisagem.